Estruturação de uma coleção de plantas de uso atual ou potencial na Região Sul do país, como referência para os Cursos de Graduação do campus de São Lourenço do Sul, em especial os Cursos de Bacharelado em Agroecologia e Licenciatura em Educação do Campo, de forma a subsidiar ações de Pesquisa, Ensino e Extensão.

Coordenadora: Jaqueline Durigon                                                                    Eixo: Ensino


 

Se propõe uma aproximação entre a Universidade e os órgãos gestores das áreas verdes urbanas no Município de São Lourenço do Sul-RS, através da produção de subsídios para o planejamento e gerenciamento dos parques e praças, assim como da Universidade com a comunidade, através de ações de educação ambiental junto à população.  As ações do projeto culminarão na utilização das informações científicas coletadas em atividades de educação ambiental na comunidade local, fortalecendo a importância da valorização e manutenção das áreas verdes no Município.

Coordenadora: Jaqueline Durigon                                                                 Eixo: Extensão


 

RESTAURASUL: Transferência de tecnologia para o manejo sustentável e restauração da vegetação nativa no Território Zona Sul do Rio Grande do Sul

O projeto, capitaneado pela EMBRAPA Clima Temperado, propõe  ações que possam trazer benefícios tanto à conservação e conectividade dos fragmentos da vegetação nativa do Bioma Pampa, quanto aos agricultores familiares da região, promovendo a valorização do papel das unidades de produção familiares na conservação e no aproveitamento econômico da biodiversidade e serviços ecossistêmicos associados.

Coordenadora: Jaqueline Durigon                                                                   Eixo: Pesquisa


 

O objetivo deste projeto é caracterizar multidimencionalmente as propriedades agroecológicas que produzem hortaliças em São Lourenço do Sul

Coordenador: Márcio de Medeiros Gonçalves                                     Eixo: Pesquisa


 

Tem como objetivo estudar a agricultura urbana ora existente em São Lourenço do Sul através de visitas domiciliares e preenchimento de questionários estruturados.

Coordenador: Márcio de Medeiros Gonçalves                                           Eixo: Pesquisa


 

Este projeto tem como objetivo fomentar o uso da produção audiovisual para melhorar ou incrementar processos de aprendizagem em agroecologia.

link para primeira produção mo âmbito do projeto (clique aqui) (https://www.youtube.com/watch?v=fAH0uKh8Ozc)

Coordenador: Márcio de Medeiros Gonçalves                                              Eixo: Ensino


 

O objetivo deste projeto é gerar um espaço para a comunidade acadêmica vivenciar a agricultura urbana, orientada pela agricultura sintrópica, através da relações intersetorial com a área saúde mental e do meio ambiente da prefeitura municipal. As atividades ocorrem principalmente no pátio do CAPS Nossa Casa e Horto Municipal, onde estão em implantação dois quintais Agroflorestais e Biodiversos.

Coordenador: Márcio Medeiros Gonçalves                                                   Eixo: Extensão


 

A pesquisa objetiva a análise do impacto da exportação de café orgânico por meio de cooperativas para geração de renda dos campesinos e para o desenvolvimento da província de San Ignacio. Toma-se por base para o estudo as cadeias produtivas e as formas de organização utilizadas pelos campesinos.

Coordenação: Carmem Rejane Pacheco Porto                                        Eixo: Pesquisa


 

O uso contínuo de herbicidas tem trazido sérios prejuízos ao meio ambiente, como contaminação da água e do solo, intoxicação nos seres humanos e nos animais. Hoje há vários relatos que mostram efeitos dos metabólitos secundários, ou aleloquímicos, sobre plantas, microorganismos e insetos e estas substâncias poderiam ser utilizadas como herbicidas naturais, surgindo como uma alternativa ecológica e levando à diminuição do uso de produtos químicos. Este projeto tem o objetivo de estudar o efeito alelopático de plantas, encontradas na região de São Lourenço do Sul, sobre o desenvolvimento de espécies de interesse agroecológico e aprofundar os estudos sobre os mecanismos de ação dos compostos analisados.


 

Coleções didáticas possibilitam a estudantes, profissionais da área e à comunidade em geral, o acesso a um material que, dentre outras características, expressa a diversidade regional. As coleções biológicas dão suporte aos alunos dos cursos oferecidos no Campus, para investigações nas áreas de taxonomia e sistemática, morfologia, ecologia, anatomia e fisiologia. Materiais vegetais conservados à seco estão sendo preparados na forma de exsicatas e também será iniciada uma coleção de sementes de espécies anuais e perenes.

Coordenação: Adriana Salamoni                                                                    Eixo: Ensino


 

               

 

Em se considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, sobressaem-se as escolas, como espaços privilegiados na implementação de atividades de conscientização. Este projeto objetiva proporcionar às crianças em idade escolar uma visão voltada à conservação da natureza e à sustentabilidade. O projeto está sendo conduzido em uma escola de ensino fundamental de São Lourenço do Sul, onde são desenvolvidas atividades de conscientização, palestras, brincadeiras, jogos e atividades práticas. Junto com o trabalho na escola, serão escolhidas algumas famílias da comunidade, onde a escola está localizada, a fim de trabalhar temas como reciclagem, compostagem e construção de hortas.
de hortas urbanas.

Coordenação: Adriana Salamoni                                                 Eixo: Extensão